Opiniões

Não existe educação de qualidade sem o bom professor

A diretoria

17.outubro | 2011

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sempre despontou como uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina. Na lista publicada recentemente pelo site TopUniversites.com sobre as melhores universidades latino-americanas, a UFSC está colocada em 45º lugar. Nas listas das melhores universidades brasileiras, ela aparece sempre no topo. Algumas a colocam em quinto lugar, outras em sétimo. Os critérios de avaliação levam em conta a proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per capita, a presença na internet e as pesquisas existentes. Então, com isso, pode-se afirmar que não existe educação de qualidade sem o bom professor. Ele é o principal responsável pelo sucesso da aprendizagem e sua atuação é determinante para o desempenho dos alunos e da própria instituição em que leciona.
Nesse mês de outubro, quando se comemora o Dia do Professor, a Apufsc-Sindical não poderia deixar de parabenizar esses profissionais que são agentes de transformação da sociedade catarinense e brasileira. Para o Sindicato, é um orgulho ter em seu quadro de associados pessoas tão qualificadas e que colocam a UFSC no topo das melhores instituições de ensino.

Estar entre as melhores universidades do país e da América Latina é um fato que precisa ser comemorado, mas, nem por isso se pode omitir que a carreira de professor deveria ser a mais valorizada num país que pretende ser desenvolvido econômica, social e culturalmente. Uma remuneração justa, com uma expectativa de futuro, com condições físicas e humanas para o trabalho e um bom plano de carreira, são fundamentais para o necessário reconhecimento do professor.

É por isso que a Apufsc-Sindical tem como objetivos estatutários estimular o desenvolvimento científico e cultural de seus filiados, promover a discussão das políticas educacionais, científica e cultural brasileira, promover estudos visando o aprimoramento do ensino superior, interagir com a sociedade civil na busca do aperfeiçoamento da educação superior, estimular a excelência acadêmica dos docentes, verificar as condições de trabalho dos professores, representar,  perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais da categoria profissional e os interesses individuais de seus filiados, celebrar convenções, acordos e contratos coletivos de trabalho, e zelar por seu cumprimento, entre outros. O Sindicato assume o compromisso, uma vez mais, de atender esta razão de existir consagrada em assembleia democrática e majoritária.

Parabéns professores, vocês são os principais responsáveis pelo sucesso da UFSC.

O princípio que rege a publicação de artigos nesta seção Opiniões é o da plena liberdade de expressão dos professores, de forma a garantir um canal que expresse a pluralidade ideológica dos filiados à Apufsc-Sindical. Fica claro que as opiniões expressas nos textos são de responsabilidade exclusiva de seus autores, e que a entidade e sua diretoria não se responsabilizam pelo conteúdo. Eventuais consequências decorrentes da violação da lei ou da imagem de pessoas citadas nos textos, bem como casos de calúnia, difamação ou injúria, serão assumidas exclusivamente pelos autores que os subscreveram.

Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb