Notícias

Conheça as diferenças entre os planos de saúde da Apufsc e da UFSC

Como foi amplamente divulgado, a UFSC contratou, através de licitação (pregão eletrônico), a Unimed como operadora do Plano de Saúde Complementar do pessoal Civil da Administração Federal. 

Este plano representa mais uma opção para o professor. Na última assembléia da Apufsc, realizada no dia 17 de junho, foi indicada uma comissão para elaborar um estudo comparativo entre os planos ofertados com o intuito de auxiliar o professor na sua escolha. A comissão foi composta pelos professores Fernando Cabral, Hamilton Abreu e Maria Helena Almança. Com a impossibilidade desta última, por motivos pessoais, participar, o professor Ronaldo Salum colaborou com o trabalho da Comissão.

A comparação foi feita entre os planos Unimed/UFSC, plano Unimed/Apufsc –Uniflex, o plano  Agemed/Apufsc e o plano Uniplan/Apufsc.  Mais detalhes sobre cada plano da Apufsc estão no boletim de 19 de novembro de 2006. A comissão realizou uma reunião com o Pró-Reitor em exercício da PRDHS (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Humano e Social) e uma reunião com a Unimed.

Para realizar a comparação, iniciamos com a definição de alguns termos:


TITULAR DO PLANO
Indivíduo responsável pela escolha do tipo de plano, pela  adesão, pela inclusão de exclusão  e pelo pagamento  das mensalidades.


DEPENDENTE
São considerados dependentes:

I - o cônjuge, o companheiro ou companheira de união estável;

II - companheiro ou companheira de união homo-afetiva, comprovada a co-habitação por período igual ou superior a dois anos;

III -  a pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada, com percepção de pensão alimentícia;

IV - os filhos e enteados, solteiros, até 21(vinte e um) anos de idade ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez;

V- os filhos e enteados, entre 21 (vinte e um) e 24 (vinte e quatro) anos de idade, dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação;

VI - o menor sob guarda ou tutela concedida por decisão judicial, observado o disposto nos incisos “IV” e “V”.


AGREGADOS
Pessoas que estão no plano do titular, mas que não são dependentes.


EXONERADOS
Servidor público demitido do cargo. O termo não se aplica aos contratados por tempo determinado (visitantes e substitutos).


CO-PARTICIPAÇÃO
Um plano de saúde tem co-participação quando o beneficiário  arca  com parte dos custos dos procedimentos  médicos que utiliza. Nos planos ofertados, a co-participação está restrita a consultas (inclui fisioterapia, por exemplo) e exames, com limite de R$80,00 por procedimento. Em caso de internação não existe co-participação, mesmo nos exames. A co-participação é calculada com base na tabela da operadora que é inferior aos preços cobrados no atendimento particular.


CONTRAPARTIDA PATRONAL
Contribuição do governo para o pagamento do plano de saúde.

Na reunião de quinta-feira, dia 26, com representantes da Unimed foram feitas a seguintes ponderações:

Que fosse considerada a possibilidade de migração dos professores com todos os agregados que o titular  tem no seu plano atual da Apufsc, quer seja Uniflex ou Uniplan.

Que, além do SOS Unimed, fosse apresentada a possibilidade da compra de coberturas adicionais como, por exemplo: a internação em quarto privativo para o plano estadual; a cobertura sem co-participação.

Que o plano permitisse a permanência dos professores por mais tempo no plano (além de 30 dias) ao final dos contratos temporários.

Que a lista de agregados fosse mais clara: “consangüíneo ou afim” não ficou bem definido.

Que o plano permitisse a permanência dos agregados por mais tempo no plano  (além de 30 dias + opção de plano comercial ) após  a morte do titular.

Postado

30.junho | 2008


Imprimir


Compartilhar


Filiar-se

Newsletter

(48) 99944.0103 (WhatsApp)
(48) 3234.2844 e 3234.5216 (Max & Flora)
(48) 3721.9425 e 3234.3187 (Campus Trindade)
(47) 99925-1735 (Joinville)
(49) 3241.4181 (Curitibanos)
(48) 3524.0228 (Araranguá)
(47) 3234.1866 (Blumenau)

 

© APUFSC Sindical

Designed & Created by: Hupx Tecnologia Powered by: Dynamicweb